Pequenas notas sobre as piriguetes

1/22/2012 08:21:00 PM

Ao ler a postagem "Os pegadores" no blog do Honny Spiritweaver, cerca de 3  meses atrás, fiquei intrigada com a maneira super divertida com a qual ele descreve este tipo de homem em particular. Honny tem grande tino para crônicas e a postagem é muito gostosa de ler. Ele descreve alguns traços que podem identificar um "pegador" e quem conhece bem o SL universo vai lembrar de algum amigo com aquelas descrições.

Esta postagem tem o objetivo de brincar um pouco com esta outra figura que já está mais que inserida no imaginário popular, que se tornou na verdade uma figurinha carimbada nas baladas... as piriguetes. 
A palavra periguete vem a da palavra perigosa e surgiu na periferia de Salvador/BA e ganhou o Brasil nas músicas de alguns pagodeiros e funkeiros. É usada para classificar aquela menina solteira, baladeira, que fica com quem quer e quando quer  e que não se importa com a opinião dos outros. Já segundo a nova edição escolar do dicionário Aurélio, a palavra “periguete” significa “moça ou mulher que, não tendo namorado, demonstra interesse por qualquer um”. 
Conheço algumas piriguetes de plantão e discordo em parte dessa premissa. Piriguete não fica com qualquer um porque está sem namorado. As "piris" são seletivas sim. Elas não tem namorado fixo porque antes de escolher alguém gostam de fazer pesquisa de mercado. :D

Buscando em alguns sites informações úteis sobre este tema, descobri uma matéria no Ibahia da qual destaco as definições masculina e feminina sobre as piriguetes:

"Na visão machista: Piriguete é aquela mulher gostosa, que usa short curto, marquinha de sol à mostra. Está em toda festa de pagode e de prefrência de camisa colorida. Ela é o tipo de mulher que você só leva ao cinema se for na saideira, na última sessão pra ninguém ver, ou pra almoçar em algum local, onde tem chance zero de encontrar qualquer conhecido. Importante: você nunca namoraria uma piriguete. Chance de ser corno: 100%. E mesmo que não seja, todo mundo vai achar que você é um.

Na Visão feminina: Piriguete é aquela vadiazinha que usa calça da Gang, é loira oxigenada, tem peitões e, definitivamente, olha pro seu namorado! Ela usa salto de acrílico, tem bolsa da Louis Vuitton falsificada, geralmente comprada na Av. 7, e compra roupa na Barroquinha. Para completar, faz mais de mês que ela não pinta o cabelo e a raiz já tá preta!"



Como vocês podem perceber, homens e mulheres vêem de diferentes formas a piriguete, mas uma coisa é certa: a piriguete é uma mulher que não tem vergonha de deixar sua sensualidade transparecer e que quando está a fim de um bofe investe pra valer, mesmo que este bofe seja o seu...rs. Posso até me arriscar a classificá-las como verdadeiros "homens de saia".
Coisas que não podem faltar no guarda-roupa de uma piriguete de plantão:

Shortinhos e calças de cós baixo super coladinhas - piriguete não se importa de dar lance: é calça aparecendo o cofrinho, com cós bem baixinho pra mostrar a marquinha do biquíni, o piercing do umbigo, os pêlos da barriga que ela pintou com descolorante e água oxigenada ou uma tatuagem de henna que ela fez na praia por R$ 5.
Mini tops para mostrar a barriguinha que ela demorou meses pra esculpir na academia do bairro dela - claro! ela jamais vai perder a oportunidade de mostrar para todo mundo o quanto está gostosa.
Bijouterias - muuuitas. Toda piriguete gosta de brilhar e usar muito bijoux, pulseiras, brincões, anéis e similares;
A piriguete não esquece de andar com uma super bolsa munida de itens de primeira necessidade como calcinha, sabonetinho, escova de dentes e creme dental, toalhinha de mão, piranha (acessório de plástico usado para prender o cabelo), maquiagem, pente e creme de cabelo, afinal, nunca se sabe onde a balada vai terminar. Ela não esquece também da camisinha, afinal se rolar algo mais a piri já está ligada que na hora H sempre tem uns canalhas que dizem que esqueceram de comprar. Piriguete esperta se previne.
E não esqueçamos que piriguete gosta de bater cabelo então, se ela não tiver um cabelo naturalmente lindo e longo irá rapidamente providenciar um super megahair para fazer inveja nas amigas e usá-lo na hora da conquista.


No SL, é muito fácil identificar uma periguete: é aquela menina que 07 horas da manhã já está te dando TP para a balada em que ela está, ou seja, ela está em todas!!! Geralmente é solteira (existem as piris comprometidas também) e que usa a mesma descrição de guarda-roupa definida acima: calça super baixa ou shortinhos, mini tops aparecendo o peito para ela usar com tapa seios, mini vestidos mostrando a curvinha do bumbum, piercings, tatuagens, saltos super finos ou botas de lojas badaladas, shape enooorme, skin super bronzeada e marquinha de biquíini enfiado. As piriguetes do SL são desinibidas, namoradeiras e não assumem compromisso com ninguém.  

Não sou a palmatória do mundo, nem pretendo aqui defender nem maldizer, mas acredito que brincadeiras à parte, as piriguetes são mulheres como todas nós e que da sua maneira buscam apenas ser felizes.



Peço desculpas se não contemplei todas as informações pertinentes ao universo das piriguetes, mas como vocês sabem este não é um blog de crônicas então eu fiz o possível para não entediá-las com as palavras.


Créditos dos 2 looks de piriguete mostrados aqui:


Look1:
Cabelo ::::Fab-U-Lous:::: Elise (Black) new
Top e short %.:EC:. Box KiM *Leo* L$ 10 no Marketplace
Bolsa Bitch bag white L$ 50 na Lyrical Store
Colar e pulseiras {mE} Jewelry Blackout set new - disponível na loja de descontos The Tropicalia Bazaar
Pose Purple Poses


Look 2:
Top :OW: January gift - nas notícias do grupo Onyx Wear free link do grupo
Calça/jeans prêmio de Midnight Mania na OMG! Design free 
Bolsa Bitch bag white L$ 50 na Lyrical Store
Tênis ..:: Energie ::.. Sneaker boots Blue BAG L$ 1 apenas no Marketplace
Tattoo da barriga Angelic Tattoo Butterfly Fury
Poses Purple Poses


Beijos e fiquem lindas...piriguetando ou sem piriguetar....
Mais fotos no flickr

You Might Also Like

0 comentários

We love your opinion. Leave your comments here!
Kisses and stay gorgeous!

Devoted people who love us