Second Life Project Bento

12/19/2015 10:14:00 PM

Saiu hoje no Release Notes (notas de lançamento) do site oficial do Secondlife que a LL está introduzindo novas extensões ao esqueleto do avatar padrão do SL que nos dará dezenas de articulações para suportar rigging (anexos) e animação e o acompanhamento de novos pontos de anexação. É o Second Life Project Bento. O que isso quer dizer?

O Project Bento é nada menos que uma extensão nova ao esqueleto do avatar padrão que inclui novos ossos, juntas e pontos de anexação.

A primeira coisa que me veio à cabeça com esta informação foi: será que finalmente cabeças mesh poderão ser customizadas usando os controles deslizantes na janela de edição de aparência para que cada usuário desse tipo de anexo possa ter um look único? Veremos! 

Esquema do novo esqueleto compartilhado na página oficial do Second Life no Facebook
 No esqueleto padrão do avatar que nós usamos isso ainda não é possível devido a limitações. A quantidade limitada de pontos de anexação no esqueleto do nosso avatar não permite por exemplo que mexamos as orelhas ou os dedos das mãos individualmente, ou que anexemos braços extra ou asas que possam se mover naturalmente, ou que cabeças mesh tenham suas medidas influenciadas pelos números nos controles deslizantes.  

Esse novo esqueleto estendido, que é totalmente compatível com os avatares já existentes, equipamentos e animações, dá aos criadores o poder de inventar avatares cada vez mais sofisticados. As extensões do novo esqueleto incluem:

11 ossos de membros extra para asas, que podem também ser usados para braços ou pernas adicionais;
6 ossos de cauda;
30 ossos nas mãos
30 ossos para expressões faciais
2 outros ossos novos na cabeça para animar orelhas ou antenas;
13 novos pontos de anexação associados aos novos ossos.

A Linden Lab desenvolveu esta melhoria em parceria com muitos residentes que são experts em criação de conteúdo e com desenvolvedores das ferramentas mais populares para criar avatares e animações, então rapidamente haverão versões dessas ferramentas para nos ajudar a tirar vantagem dessas mudanças.

É possível encontrar informações sobre o Project Bento na seção Knowledge Base (Base de conhecimento) do site oficial do SL. Para testá-lo e fornecer  feedback, vejam Project Bento Testing na página Second Life Wiki.

Os desenvolvedores tiveram o cuidado de equilibrar as melhorias com a compatibilidade em versões anteriores. Isso contribui para um ritmo deliberado de mudanças às quais os jogadores apoiaram ao longo dos anos, sendo elas:

✔ Introdução do Avatar Physics em abril de 2011;
✔Introdução do mesh em julho de 2011;
✔Introdução da aparência do lado do servidor (Server side appearance)
✔Controle de pairagem (Hover control) em março de 2015
✔Project Bento - dezembro de 2015

Estou muito animada com as mudanças principalmente com essa eminente possibilidade de customizar as cabeças em mesh o que vai possibilitar mais adesões de pessoas que ainda não curtem.
Vale lembrar que o as mudanças no esqueleto do avatar proporcionadas pelo Project Bento ainda não não são algo completo e portanto necessitam do feedback dos usuários para que problemas sejam identificados e corrigidos. Neste sentido é recomendável a todos que baixem a nova versão do SL para testes e deixem seus comentários no JIRA ou no Creation Forum .
Para experimentar as novas mudanças você precisará baixar o  Project Viewer fazer o upload de qualquer conteúdo usando as novas extensões de esqueleto no Beta Grid Aditi (a maioria das regiões no Beta grid irão permitir isso. Algumas estão em uso para outros testes e podem ainda não ter essas atualizações) então você deve ir para uma região onde esse tipo de conteúdo já está habilitado para download e os novos pontos de anexação sejam reconhecíveis.
Assim que finalizadas as extensões do esqueleto a LL permitirá uploads no grid padrão do SL.

O que vocês acham dessas novas possibilidades? Deixem aqui os seus comentários.

Beijos e fiquem lindas!

You Might Also Like

0 comentários

We love your opinion. Leave your comments here!
Kisses and stay gorgeous!

Devoted people who love us